sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DIFERENÇAS: 1959 X 2011

Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranqüilo à classe.

Ano 2011: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com trastornos de ansiedade e déficit de atenção, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num zumbi. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.


Cenário 2: Luís quebra o farol de um carro no seu bairro.

Ano 1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro... Não passa pela cabeça de Luís fazer outra "besteira", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.

Ano 2011: Prendem o pai de Luís por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 10 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luís se volta para as drogas, delinqüe e fica preso num presídio especial para adolescentes.


Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria o encontra chorando e o abraça para confortá-lo.

Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

Ano 2011: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida.


Cenário 4: Disciplina escolar

Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava umas boas "duras" e/ou encaminhava para a direção; chegando em casa, nossos pais também nos repreendiam pela indisciplina.

Ano 2011: Faz-se bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por nos repreender e sente-se culpado por fazê-lo. A mãe rica vai ao colégio particular se queixar do docente, pede sua demissão e para consolar o filho lhe compra uma moto. A mãe pobre vai ao colégio público fazer escândalo na porta, vai à Secretaria da Educação fazer barraco e vai à rádio/TV local para ter seu minuto de fama e ajudar as emissoras a encherem o noticiário de bobagens e aumentarem suas audiências/lucro.

Nenhuma das duas mães participa das reuniões de pais e mestres.


Cenário 5: Horário de Verão.

Ano 1959:Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.

Ano 2011: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece celulite.


Cenario 6: Fim das férias.

Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família, após 30 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e estuda e tudo bem.


Ano 2011: Depois de voltar de Cancún, terminam as férias e a molecada começa a sofrer de síndrome do abandono, pânico, ansiedade e seborréia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário